Pastorais

Pastoral Afro
Coordenadoras: Cassia e Ilda

No encontro com a fé cristã, apesar da sombra do escravismo, os negros e negras brasileiros foram aprendendo o sentido da pertença à Igreja católica. A partir do sentido de pertença perceberam a necessidade de contribuir com a Igreja com os valores e riquezas da tradição africana. Estava preparado o caminho para a estruturação da pastoral afro-brasileira que hoje é muito significativa para os negros e negras católicos, arrebatando negros e brancos para este grupo miscigenário.
Neste caminhar muitas sementes foram lançadas, muitos frutos foram colhidos. Contudo, continuam sendo de suma importância o apoio e incentivo, de parte de toda a Igreja, às iniciativas dos diversos agentes de pastoral negros que vivem a sua experiência de fé nas tantas comunidades espalhadas pelo Brasil. Eles têm uma história, e proclamam a mesma fé.

Pastoral do Batismo
Coordenadora: Sonia

O Batismo é o 1º dos sete sacramentos que Jesus nos deixou para o fortalecimento de nossa caminhada em direção à casa do Pai.
É pelo batismo que entramos na comunidade eclesial e firmamos nossa participação na comunidade cristã, e, é a partir do batismo, que crescemos, amadurecemos e assumimos o compromisso de trabalhar pelo Reino de Deus.
Todo batizado deve ser luz e sal na família, na escola, no trabalho e na comunidade.
Se você quer batizar seu(sua) filho(a), faça sua inscrição na secretaria paroquial.
A preparação tem duração de 3 horas e é importante a presença dos pais e padrinhos.

Encontro de Preparação acontece no primeiro domingo do mês as 9:00h
Celebração do batismo sempre no terceiro domingo do mês as 9:15h

Pastoral da Catequese / Crisma
Coordenadores da Catequese: Fabiana e Roseli
Coordenadores da Crisma: Luciano e Irmã Francisca

Nossa missão é fazer ecoar a Palavra de Deus.
A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua de Educação na Fé. Por isso, é importante que os pais tenham o cuidado de levar as crianças desde pequenas para irem descobrindo as maravilhas de Deus.
Convidamos as pessoas que se sintam chamadas a participarem de nosso grupo.
Ser catequista é uma linda missão!

Reunião de catequese todo sábado as 09:00h
Reunião de crisma todo domingo as 10:30h

Pastoral do Dízimo
Coordenador: Antonio

A inspiração com que cada um vê ou percebe o dízimo vai atribuir-lhe um significado. Assim, ouve-se que é gesto de amor, de agradecimento, expressão de fé, de solidariedade, de fraternidade, retribuição aos dons e bênçãos de Deus, manifestação de responsabilidade para com a Igreja e o plano de Deus, e outros inúmeros qualificativos que buscam defini-lo.
De fato, o dízimo assume diferentes expressões em razão do que o motiva (por que o oferto?) ou de sua destinação (para que o oferto?). Mas uma palavra enfeixa todas as suas possíveis definições: AMOR.
Esta pastoral, tem como finalidade, conscientizar da população da importância do dízimo, mostrando que a partir do batismo, nos tornamos filhos adotivos de Deus e membros de sua Igreja, assumindo desde então o compromisso de fidelidade a Deus e o dever de prestar-lhe um culto de louvor, estabelecendo-se a dimensão religiosa do nosso ser cristão.

Pastoral Familiar
Coordenadores: José Luiz, Tereza e Irmã Francisca

É um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.
Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.
A Pastoral Familiar possui quatros metas principais:
 Fazer da família uma comunidade cristã;
 Fazer com que a família seja santuário da vida;
 Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;
 Tornar a família missionária e Igreja domestica.

Evento: Missa da família todo dia 24 de cada mês nos seguintes horários:
Segunda, Quarta, Quinta e Sábado as 20:00h
Terça-feira as 19:15h
Sexta-feira as 19:30h
Domingo as 19:00h

Pastoral da Juventude
Coordenadores: Leticia e Karime

Esta pastoral tem como objetivo:

 Favorecer a vivência das relações interpessoais no grupo;
 Favorecer o crescimento humano e cristão do jovem a partir de formação;
 Promover a inserção do jovem como membro ativo e atuante em seu ambiente
 Proporcionar a experiência e a vivência dos valores da espiritualidade
 Vida de Fé, Caridade, Responsabilidade e Partilha

Você, jovem, venha participar dos nossos encontros, todo domingo as 10:30h.

Pastoral da Liturgia
Coordenadoras: Maria Lucia e Laura

Este é um grupo formado por integrantes de todas as demais pastorais e aberta ao publico em geral, sua principal função é incentivar a organização da Pastoral Litúrgica em todos os níveis (regional, setorial e paroquial) e promover a formação dos leigos. Colaborar na organização das celebrações.

Reunião: Toda segunda quarta-feira do Mês as 20:00h

Pastoral da Saúde
Coordenadoras: Terezinha e Irene

O Agente da Pastoral da Saúde desenvolve um trabalho de anúncio do Evangelho, humanização, prevenção e promoção da saúde, em três dimensões: Solidária, Comunitária e Político Institucional.

 Dimensão Solidária: Vivencia a presença samaritana junto aos doentes e sofredores em instituições de saúde, nas famílias, nas comunidades e nas realidades da não habitação, buscando atender a pessoa integralmente nos aspectos físico, psíquico, social e espiritual;
 Dimensão Comunitária: Atua na promoção e educação para a saúde. Valoriza o conhecimento, a sabedoria e a religiosidade popular. Promovendo debates, palestras, encontros educativos sobre doenças, alimentação, saneamento e higiene;
 Dimensão Politico Institucional: Atua junto a Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviços em saúde e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão Bioética, humanização, formação ética e uma política de saúde plena, incentivando a participação nos Conselhos de Saúde (Locais, Distritais, Municipais, Estaduais e Nacional) e nas Conferências de Saúde, fiscalizando e denunciando atos lesivos ao sistema de saúde
As reuniões acontecem em domicílios, hospitais, asilos, creches, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros, sindicatos, sempre as terças-feira e quintas-feira as 15:00h.

Pastoral dos Sofredores de Rua
Coordenadora: Laura

Esta pastoral tem como missão ser presença junto ao povo da rua e dos lixões, reconhecer os sinais de Deus presentes na sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de Vida para todos.
No momento a paróquia juntamente com a equipe dos sofredores de rua fornece refeição todos os dias para os moradores de rua.
As doações são feitas por paroquianos e algumas empresas de alimentos da região. Porém este grupo ainda em crescimento necessita de sua ajuda, tanto em doações, como também através do seu serviço voluntário, para realizar as refeições que são servidas. Se você sentiu no coração a vontade de ajudar procure pela secretaria da paróquia.

Grupo de Acólitos
Coordenadores: Jessica e Marcel

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

Para se tornar um acólito, deve possuir as seguintes virtudes:
 Ser Pontual
 Ser Piedoso
 Ser Atencioso
 Ser Humilde
 Ser Silencioso
 Ter prazer em servir

Se você, criança, tem essas virtudes, venha participar com a gente, nossas reuniões acontecem no último sábado de cada mês as 10:30h. Esperamos por você!

Grupo do Apostolado da Oração
Coordenadoras: Clarice e Edna

O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção; e assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.
Para ser membro do Apostolado da Oração, a condição fundamental é o amor. Amor que é o próprio Espírito de Cristo atuando através de nós. Amor que leva a ser manso e humilde de coração e ter um coração simples e pequenino, como o das crianças. O amor não tem idade, a oração não tem idade.

Encontros: Hora Santa – primeira sexta-feira do mês as 18h
Terço – toda sexta-feira do mês as 18:30h
Reunião Mensal – última quinta-feira do mês as 16:00h

Ministério de Música
Coordenadoras: Helena e Santa

Esse é um ministério de serviço que prestamos a Deus. Música é a expressão do espírito. A música estabelece comunicação do homem com o sobrenatural. Tem poder de transformação, força e sentido, capacidade de mediação.
O grande objetivo da Igreja é ser instrumento de salvação através da evangelização. Este ministério faz isso através da música.
O ministro de música está a serviço da fé e da liturgia, não canta para o povo, ele canta com o povo, ele ajuda o povo a cantar, a celebrar e a mergulhar no Mistério da salvação.
Se você toca algum instrumento, ou gosta de cantar, venha participar dos nossos ensaios, que acontecem toda segunda-feira do mês as 20:00h e todo sábado as 16:00h.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística
Coordenadoras: Simone e Rachel

Fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. Além disso, os ministros devem ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc.

Encontros: terceira quarta-feira do mês – horário a confirmar.
Grupo de Rua
Coordenadoras: Ana e Neusa

Evangelização, oração e família... Essas são algumas das palavras que definem esse grupo.
O grupo de rua tem como finalidade, levar a Palavra de Deus às famílias que estão mais afastadas da comunidade, ou que por outros motivos (tipo doença), não tem como se locomover até a igreja.
Atualmente a paróquia conta com 5 grupos que segue as Palavras de Jesus: “Ide e Evangelizai...” Mc 16,15

Prezados Amigos em Jesus Cristo, que o Espírito Santo nos ilumine para sermos Fermento, Sal e Luz em nossa comunidade!

Venha! Escolha sua pastoral e participe!