quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Papa nomeia Dom João Mamede para Umuarama - PR

Dom João Mamede é nomeado bispo de Umuarama


Do site da Arquidiocese


O papa Bento 16 nomeou nesta quarta-feira, 24, o atual bispo auxiliar de de São Paulo na região Episcopal Lapa, dom João Mamede Filho, como novo bispo da Diocese de Umuarama (PR). O anúncio foi feito nesta manhã pelo cardeal arcebispo dom Odilo Pedro Scherer, durante entrevista coletiva concedida na Cúria Metropolitana.
“Acolho esta nomeação com a disposição de servir totalmente. Vou feliz para lá”, afirmou dom Mamede, que também disse quedesde o momento em que soube de sua nomeação já começou a sentir saudade do povo e dos padres de São Paulo.

Dom João Mamede nasceu em 21 de agosto de 1951, em Caçapava (SP). Professou os votos na Ordem dos Frades menores conventuais em 20 de fevereiro de 1964, sendo ordenado presbítero em 21 de abril de 1978. Em 26 de abril 2006, o papa Bento 16 o nomeou bispo titular de Aquae Albae in Mauretania e Auxiliar de São Paulo, sendo ordenado em 01 de julho de 2006 em sua cidade natal.

Antes de ser ordenado bispo, dom Mamede exerceu as seguintes atividades:

- 1978 – Diretor da obra social Cidade dos Meninos, em Santo André (SP);
- 1979 – Vigário da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, em Ubatuba (SP);
- De 1980-1981 – Vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora dos Navegantes, em Guaira (PR);
- 1982 – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Guaira (PR);
- De 1983 a 1985 – Reitor da Casa Dom Romero de Fromação para Vocações Adultas, na cidade de Santo André (SP) e vigário da Paróquia Santa Gema Galgani, na mesma cidade;
- De 1986 a 1988 – Reitor do Seminário Casa São Francisco em Curitiba;
- De 1989 a 1998 – Diretor e Redator da revista O MENSAGEIRO DE SANTO ANTÔNIO na cidade de Santo André (SP);
- A partir de 1992, por 14 anos seguidos, foi Ecônomo da Província São Francisco de Assis do Brasil, da OFMConv;
- Em 1999 organizou a peregrinação das Relíquias de Santo Antônio de Pádua por quase todos os estados do Brasil; 2000 a 2005 – Vigário da Paróquia territorial São Maximiliano Kolbe, de Mogi das Cruzes (SP), e da Paróquia Pessoal para os Japoneses daquela diocese, que também leva o nome de São Maximiliano Kolbe;
- Reitor do Seminário Casa São Francisco e Guardião da Fraternidade Franciscana Conventual em Curitiba.

Como bispo auxiliar de São Paulo, dom Mamede exerce as funções de vigário episcopal para Região Lapa e bispo referencial das coordenações pastorais da Vida Consagrada, Educação e Ensino Religioso e Movimentos e Novas Comunidades.
Também nesta quarta-feira, o papa nomeou três bispos auxilires para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, os padres Pedro Cunha Cruz, Nelson Francelino Ferreira e Paulo Cezar Costa. Os dois primeiros são do clero arquidiocesano do Rio de Janeiro e o último da diocese de Valença (RJ).




São João Batista, Rogai Por Nós!