A celebração foi presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, e concelebrada pelos bispos auxiliares, inúmeros padres, diáconos e contou com a presença de arcebispos e bispos, com destaque para o arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, o mais recente cardeal brasileiro.
Entre as diversas autoridades, participaram da missa o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab, além de parlamentares e autoridades militares e representantes de diferentes instituições da sociedade.
O cardeal Scherer iniciou a homilia recordando os 457 anos da cidade de São Paulo e todos as que ajudaram a construí-la. “Somos herdeiros e beneficiários do fruto de seus suor e idealismo. Como membros desta comunidade urbana, somos, hoje, desafiados a ser dignos continuadores da obra daqueles que nos precederam, e desafiados a escrever nossas páginas na história de São Paulo”
O arcebispo também chamou a atenção para o fato da metrópole receber o nome do 'apóstolo das gentes'. “Que São Paulo, que emprestou seu nome a esta cidade, também nos empreste sempre o seu vigor, sua coragem para a realização do bem e edificação da comunidade urbana, humana, lutadora na superação dos males, solidária, fraterna, e sempre mais justa para com todos os seus membros”.
São João Batista e São Paulo, Rogai Por Nós!

 
