quarta-feira, 1 de agosto de 2012

AGOSTO... MÊS VOCACIONAL


As vocações, na Igreja, não são simples “funções”, que poderiam ser exercidas apenas com um bom preparo intelectual e técnico.

São chamados para viver na intimidade divina, no dom do Espírito, por meio de Jesus e do seu segmento.

Só uma grande amizade com Deus pode motivar a consagração da vida inteira à missão evangelizadora da Igreja.



Quando se aproxima agosto, “Mês Vocacional”, surge a pergunta: O que podemos fazer para dinamizá-lo? A proposta deve ser que justamente neste mês todas as comunidades possam perceber a importância da identidade e da missão vocacional de cada um de nós e, com isto, possam trabalhar com afinco a “vocacionalização” durante o restante do ano.
A missão da Pastoral Vocacional / Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) se exprime em qua­tro verbos: despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação cristã e as vocações específicas a serviço da comunidade eclesial. É em vista disso que estas sugestões foram preparadas. Assim, durante o “Mês Vocacional” se aprofunda a consciência da responsabilidade de todos com esta união para que ela possa ser vivenciada com entusiasmo ao longo do ano.

Na medida do possível, todas as comunidades deveriam se envolver na dimensão vocacional. Por isso o planejamento e a execução das atividades serão eficazes quanto mais houver a participação de todos.

São João Batista, Rogai Por Nós!