sexta-feira, 3 de agosto de 2012

OS JOVENS ESTÃO CHEGANDO (Carta de D. Odilo)


Falta menos de um ano para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em julho de 2013 (JMJ). A Arquidiocese do Rio de Janeiro, dias atrás, lançou o anúncio, em forma de apelo: “Preparai os caminhos do Senhor!” (cf  Lc 3,3-6).

Bem pensado, pois a JMJ, de 23 a 28 de julho de 2013, vai ser a ocasião para um encontro intenso com o Senhor – este é seu objetivo fundamental. Serão centenas de milhares de jovens, senão milhões, que se movimentarão pelo Brasil todo e se dirigirão ao Rio: um momento de graça especial de Deus para os jovens e para toda a Igreja. Por isso, é necessário preparar caminhos e ambientes, para acolher bem essa visita de Deus. O encontro será tanto mais proveitoso, quanto mais for bem motivado e preparado.

Encontros com Deus acontecerão de muitas formas: nos muitos encontros com os jovens, que crêem e testemunham sua fé em outras partes do mundo; através da reunião “em nome de Jesus”, uma vez que Ele prometeu estar presente onde dois ou mais se reunirem em Seu nome. A JMJ será um grande evento eclesial e acontecerá “em nome do Senhor”. Encontros com o Senhor acontecerão na Eucaristia, na escuta da Palavra de Deus, no Sacramento da Reconciliação e na presença do Papa, Sucessor de Pedro...

            Os caminhos do Senhor passam pela máxima difusão da JMJ entre os jovens, a preparação dos grupos que participarão e sua inscrição, pelo site da Jornada (www.rio2013.com). As informações e orientações do Comitê Organizador já estão lá, à disposição de todos. Pais, educadores, responsáveis por organizações eclesiais, Paróquias, Congregações, Pastorais, Movimentos, Associações, Novas Comunidades, procurem todos apoiar os jovens, para dar-lhes a possibilidade de fazerem essa experiência única; é a melhor coisa que podem fazer por eles! Não se arrependerão, pois será marcante para o resto da vida dos jovens que participarão da JMJ. E isso significa também apoiá-los na consecução dos recursos necessários para a inscrição e a viagem.

            Preparar os caminhos do Senhor, para a JMJ-2013, significa ainda criar um clima favorável nas próprias famílias, comunidades e organizações da Igreja, para a realização da Semana Missionária, de 17 a 21 de julho de 2013, antes do Encontro do Rio. Serão necessárias muitas famílias e instituições acolhedoras para hospedarem os milhares de jovens que virão de muitos países para um intercâmbio cultural, religioso e missionário com nossos jovens. Serão necessários muitos voluntários em cada paróquia, para proporcionarem boa acolhida e hospitalidade aos jovens. Significa ainda boa organização da Semana Missionária da JMJ, para a participação nas várias atividades propostas.

            A JMJ requer também estruturas adequadas para o transporte com segurança e conforto para tantos hóspedes, que virão de fora do Brasil, bem como para os jovens que, em todo o nosso País, se mobilizarão e dirigirão para o Rio. E aí já não depende mais das comunidades e organizações eclesiais, mas das autoridades competentes. Enquanto há preocupações com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ainda não percebo que haja preocupação com a JMJ de julho de 2013!

            Vivemos um ano de graças especiais para a juventude, um “tempo favorável”; que ele não passe, sem que eles aproveitem muito! “Tenho medo que o Senhor passe por mim e eu não lhe dê atenção”... Preparai os caminhos do Senhor!

Publicado em O SÃO PAULO, ed. de 31 07 2012

Cardeal D.Odilo P. Scherer

Arcebispo de São Paulo



                           


São João Batista, Rogai Por Nós!