Eles tem o que comemorar? E nós?
Se parássemos pra pensar o quanto vale um professor nós daríamos bem mais valor á essa profissão de ensinar. Pois, independentemente de seu salário, nos ensina com muita dedicação ajudando toda nossa população com esse seu trabalho diário. E não haveria nenhum doutor se no início de sua carreira não tivesse tido uma carteira e principalmente um professor. A esse grande profissional demonstramos a nossa gratidão, reconhecendo que sua profissão é importante e fundamental. Enfim, somos todos gratos por tudo que fizeste por nós e agora, em uma só voz, diremos:
Professor...muito Obrigado!
As perguntas que fazemos hoje e, sobre as quais propomos uma reflexão são:
- A nossa sociedade e as nossas famílias apoiam o trabalho do professor?
- Estamos educando nossas crianças para que os professores possam formá-las e informá-las? Ou delegamos a eles a função de educar?
- Será que não estamos supervalorizando crianças e adolescentes, retirando limites e jogando-os ao mundo ainda muito cedo?
- Será que as nossas famílias não estão se omitindo na função de acompanhar os alunos e cobrar-lhes disciplina e responsabilidades, para com a escola, com os colegas de classe, com os professores, consigo mesmos?
O professor, por Paulo Freire.
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
São João Batista, Rogai Por Nós! Rogai por todos os professores e dirigentes escolares.