terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ARCEBISPO DO RIO GARANTE VINDA DO PAPA AO RIO DE JANEIRO ESTE ANO

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, disse que a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada na cidade entre os dias 23 e 28 de julho deste ano, contará com a presença do próximo papa, que será eleito em Conclave no início de março.

Durante entrevista concedida no Rio de janeiro, Dom Orani Tempesta, afirmou que os preparativos para a realização da Jornada continuam normalmente e que pelo evento já ser tradicional na agenda da Igreja Católica Apostólica Romana, o próximo pontífice deverá estar presente. Dom Orani disse que sua diocese é muito grata ao papa Bento 16 pela escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede do evento, e que sua obra deverá continuar.

Tempesta comentou que não esperava a renúncia, mas que todos sabiam que a saúde do papa estava debilitada e que ele teria dificuldades físicas para cumprir sua agenda e administrar a Igreja.
Dom Orani finalizou pedindo orações ao papa atual e ao que for eleito. "Que Deus abençoe o Santo Padre e todos os cardeais que participarão do próximo Conclave", finalizou.

Leia a seguir trechos da entrevista concedida por d. Orani Tempesta à Folha.
-
Folha - O senhor vem mantendo contato próximo com o Vaticano por causa da Jornada Mundial da Juventude. Havia especulações sobre a possibilidade de renúncia?
Dom Orani Tempesta - Não, foi uma surpresa. Isso não acontecia há séculos, apesar de o direito canônico prever essa possibilidade. Com a decisão, o papa deu um belo exemplo de que é tempo de a igreja se rejuvenescer. Foi um testemunho profético, um sinal.

Muda alguma coisa com relação à Jornada?
Devemos receber mais gente no Rio, já que provavelmente será o primeiro grande evento do novo papa. Teremos que rever nosso planejamento. E a programação deverá ser ampliada. Havia grande preocupação em reduzir os compromissos por causa do estado de saúde de Bento 16. Agora talvez possamos agendar mais encontros. Em abril vamos receber representantes da comissão que cuida das viagens papais. Quem sabe o novo papa visite o Cristo Redentor? [A visita de Bento 16 ao santuário católico corria o risco de ficar fora da programação, por ser considerada exaustiva.]

Há a possibilidade de o novo papa não vir à Jornada?
Bento 16 sempre me disse que o papa viria à Jornada, fosse ele ou seu sucessor. Aconteceu algo semelhante em 2005, na Alemanha. João Paulo 2º preparou o evento, mas morreu antes de sua realização [o papa morreu em abril de 2005 e a Jornada aconteceu em agosto do mesmo ano]. Bento 16 cumpriu toda a agenda que tinha sido elaborada para seu antecessor.

Como o sr. ficou sabendo da decisão do papa Bento 16 de renunciar?
Eu me preparava para celebrar uma missa quando comecei a receber várias mensagens de texto em meu celular. Em um primeiro momento, achei que era um desses boatos que se espalham na internet.
Só tive certeza de que era verdade quando recebi um torpedo com o link da rádio Vaticano para o pronunciamento do papa.

O sr. tem algum encontro agendado com o papa antes da data marcada para sua renúncia, 28 de fevereiro?
Não, mas gostaria de levar algumas pessoas que trabalham comigo na organização da Jornada Mundial da Juventude para estarmos com ele antes da saída, para agradecer por tudo o que ele fez em prol do evento no Rio. (Fonte: Jornal Folha de São Paulo)

São João Batista, Rogai Por Nós!