terça-feira, 12 de março de 2013

SAIBA COMO FUNCIONA O CONCLAVE

Infográfico mostra etapas da votação que começa nesta terça para escolher novo pontífice da Igreja Católica

Bruna Carvalho- iG São Paulo
 

Na Capela Sistina, os 115 cardeais "cardeais eleitores" (com menos de 80 anos) iniciam nesta terça-feira o conclave para a escolha de um papa para suceder a Bento 16, que deixou o cargo oficialmente em 28 de fevereiro, marcando a primeira renúncia em quase 600 anos de um pontífice.

Conclave: Cardeais procuram 'papa Rambo 1º': deve ter charme magnético e determinação
 
Perspectiva: Futuro papa terá de 'purificar' Igreja Católica antes de adotar agenda positiva
Pelas regra canônica anterior, o conclave deveria começar com um mínimo de 15 dias após a morte ou renúncia de um papa. Mas Bento 16 alterou a lei por meio de um decreto e ofereceu aos cardeais a possibilidade de antecipação, o que permitiu o início da eleição nesta terça. A data do início do conclave é importante porque a Semana Santa começa em 24 de março, com o domingo de Páscoa em 31 de março. Com o objetivo de ter um novo papa para o período litúrgico mais solene da igreja, ele teria de ser nomeado até o domingo do dia 17 - um calendário apertado se o conclave fosse começar, como inicialmente previsto, no dia 15.
 
Cenário: Conservadorismo de Bento 16 e João Paulo 2º deve ser mantido por futuro papa
Artigo: Para cardeais, conclave é evento místico. Os conclaves estão entre as eleições mais misteriosas do mundo, sem candidatos declarados, sem campanha eleitoral explícita, e com eleitores que muitas vezes conhecem poucos dos seus colegas. Todos eles juram manter segredo sobre os detalhes da votação. Entre os favoritos, estão o cardeal italiano Angelo Scola e o cardeal brasileiro Odilo Scherer.

Veja no infográfico as etapas para a escolha do novo papa:

*Com agências internacionais

São João Batista, Rogai Por Nós!